Maria e Manuel compraram a sua primeira casa há 3 anos. Era um fantástico apartamento de dois quartos em pleno centro da cidade e, na altura. Apesar do inevitável esforço financeiro, foi possível tornarem-se donos da sua primeira casa. Foi um sonho tornado realidade.
E foi na sua primeira casa que viveram alguns dos momentos mais importantes da sua vida- os altos e baixos do quotidiano, as alegrias e tristezas, as boas e más notícias. A melhor de todas foi quando souberam que iam ser pais. Foi também ali que nasceu o Francisco, o primeiro filho do casal, e com ele a casa tornou-se palco de novas experiências e de emoções inéditas que ali se viveram.
Maria e Manuel são um jovem casal que trabalha na área das novas tecnologias, um sector que se move a um ritmo alucinante. Porém, ainda mais surpreendente do que a enorme dinâmica das suas profissões foi a notícia inesperada da cegonha. Maria está novamente gravida, mas desta vez de gémeos. Com esta novidade, o stress do casal não duplicou: triplicou. Agora, definitivamente, têm que mudar de casa e as contas estimadas do orçamento familiar acabam de subir significativamente.
Depois de semanas de pesquisa para encontrar uma nova casa, com horas e horas de navegação na internet, o entusiasmo inicial deu lugar à frustração. Não existem casas no bairro ajustadas ao poder de compra do casal, o anúncio de venda do imóvel que colocaram online está a ser um pesadelo, trazendo visitas de pessoas pouco confiáveis, implicando horas intermináveis à espera de pessoas que não aparecem, ou pessoas que desaparecem depois da visita e não dizem mais nada. Surgem propostas que simplesmente não sabem se são justas, ou não, para responder à grande questão “afinal quanto vale a sua casa?”.
Será que vão ter que se mudar para a periferia para encontrar uma casa ajustada ao seu orçamento? Como promover eficazmente a sua casa para atrair clientes qualificados? Como preparar a sua casa para as visitas? Os preços vão continuar a subir?
Foi neste momento que se recordaram da Pilar, uma consultora imobiliária que, no passado, já lhes tinha dado alguns conselhos sobre o bairro e decidiram falar com ela para terem um apoio profissional.
É verdade que todos os clientes querem vender ou comprar os seus imóveis de forma rápida, ao melhor preço e sem imprevistos, objetivos que muitos tentam alcançar sozinhos. Mas qual é a expectativa real de um cliente ao recorrer a um assessor imobiliário?
A decisão de comprar ou vender uma casa é um dos momentos mais marcantes na vida das pessoas. Por um lado, porque a aquisição de um imóvel é, para muitos, um dos maiores investimentos financeiros das suas vidas. Implica, também, gerir toda a componente emocional associada à separação do seu lar, onde viveram tantos momentos especiais em família.
Por outro lado, é sempre uma mudança de vida que provoca a necessidade de comprar ou vender uma casa. Um casamento, um divórcio, a mudança de emprego, o desemprego, os filhos que saem de casa ou, no caso da Maria e do Manuel, a chegada de mais filhos. São momentos em que os níveis de stress e ansiedade atingem picos máximos e é nestes momentos que o factor humano e o bom senso se destacam, e fazem com que o assessor imobiliário seja uma peça fundamental neste contexto tão importante na vida dos consumidores, porque mais do que vender ou comprar um imóvel, estamos a tratar de encontrar soluções para o lar de uma família.
Comprar e vender uma casa é um processo longo, complexo e com vários potenciais riscos associados, que levam a que pessoas bem informadas optem por trabalhar com um especialista imobiliário local, para os ajudar neste importante passo. Com base na minha experiência dos últimos 15 anos, no sector imobiliário e no acompanhamento do trabalho dos melhores profissionais da Península Ibérica, destacaria três expectativas transversais a todos os clientes que decidem trabalhar com um consultor imobiliário:
– Serem tranquilizados. Os clientes precisam de alguém que os olhe nos olhos, que compreenda a sua condição particular e lhes explique a situação do mercado imobiliário local e o que irá fazer para os apoiar no processo de compra ou venda da sua casa.
– Serem acompanhados. Este é um processo longo e complexo, e o consultor imobiliário deverá estar sempre ao lado dos seus clientes para assegurar que são tomadas as decisões corretas, em cada fase do processo.
– Serem informados. No mundo digital em que hoje vivemos, um dos problemas mais difíceis de gerir é o excesso de informação. O consultor imobiliário é um especialista local que tem que ajudar o cliente a descodificar a informação existente e dar a conhecer as particularidades do mercado local, para que possam tomar decisões devidamente informados.
Na compra e venda de uma casa, mais do que a gestão da transação que pode seguramente ter muitas etapas automatizadas, o factor humano é a peça chave para que as pessoas possam superar, de forma eficiente e com tranquilidade, este momento tão marcante das suas vidas.
Ricardo Sousa
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