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Century21 Portugal


Com mais de 90 unidades franchisadas, cerca de 1500 consultores imobiliários e um volume de negócios que tem crescido sustentadamente fruto do trabalho junto dos clientes, a CENTURY 21 Portugal está otimista para o futuro. Ricardo Sousa, administrador da CENTURY 21 Portugal, refere quais são as mais recentes apostas da rede imobiliária numa entrevista à Executive Digest.

CENTURY 21

Executive Digest: O mercado de investimento imobiliário em Portugal está a caminho de um novo recorde. Qual a posição da CENTURY 21?

Ricardo Sousa: A nossa operação nacional está a correr muito bem. A CENTURY 21 iniciou atividade em Portugal num período de recessão do mercado imobiliário e construímos do zero – e num contexto económico muito adverso – uma rede imobiliária com mais de 90 unidades franchisadas, com operações de sucesso. Os nossos franqueados contam com os sistemas operacionais CENTURY 21 e o apoio do Master, que os ajuda a maximizar o potencial de todos os ciclos económicos do mercado. Naturalmente, estamos muito otimistas para os próximos anos, com o sector imobiliário a dar claros sinais de um crescimento sustentado.

ED: Que taxas de crescimento tem registado?

RS: Mesmo durante os anos de crise, assegurámos uma taxa média de crescimento anual na ordem dos 15%. Os resultados operacionais de 2016 demonstram que este foi um ano de forte crescimento, na CENTURY 21 Portugal. Em 2016, a faturação da rede imobiliária superou os 25 milhões de euros, o que representa um aumento de 36 % face aos 20 milhões de euros registados no mesmo período do ano anterior. Nos 12 meses de 2016 foram realizadas mais de 8 mil transações de venda de imóveis na rede nacional CENTURY 21, o que traduz um aumento de 11% no número de transações, em relação às 7250 efetuadas no período homólogo, em 2015. No ano passado, os negócios mediados na rede da marca cresceram 26% para os 593 milhões de euros.

ED: E em que áreas tem crescido?

RS: O nosso core business é a área residencial, segmento onde o mercado internacional e os mercados periféricos registam o maior crescimento, impulsionado, sobretudo, pela procura nacional, que está a confirmar ser o maior motor de desenvolvimento do mercado imobiliário, em Portugal. Contudo, o desempenho da rede na área não residencial – em particular nos terrenos e espaços comerciais – tem sido igualmente muito positivo.

ED: Que tipo de imóveis tem sido mais transacionado? Há uma região que se destaque?

RS: Na rede CENTURY 21 Portugal, o valor médio de venda dos imóveis, a nível nacional, situou-se nos 148 mil euros e cresceu 14% face à média de 130 mil euros verificada em 2015. Os imóveis mais procurados continuam a ser as tipologias T2 e T3. Apesar de a cidade de Lisboa e a sua periferia ainda se destacarem, assistimos atualmente a uma clara descentralização da procura, que está cada vez mais ativa a norte e nas zonas de costa, onde a procura de segunda habitação tem vindo a crescer, quer por parte do cliente final, quer por investidores.

ED: A rede é mais procurada por investidores portugueses ou estrangeiros?

RS: A presença global da marca CENTURY 21, em especial nos países de origem dos clientes internacionais que procuram adquirir habitação em Portugal, faz com que o peso dos clientes internacionais seja acima da média nas nossas lojas. Contudo, os portugueses são o motor do mercado imobiliário residencial.

ED: Que perspetivas tem para 2017?

RS: É expectável que o número de transações continue a aumentar de forma sustentada, contudo os nossos indicadores permitem antecipar que a evolução dos preços seja mais moderada.

ED: Em que é que se distingue dos demais operadores?

RS: A CENTURY 21 é uma comunidade global de empreendedores imobiliários que se esforça, diariamente, para antecipar as tendências do mercado e as necessidades dos clientes para os assessorar, acompanhar, tranquilizar e manter informados durante todo o processo de decisão e conclusão da transação imobiliária. Há muito que a marca abandonou a lógica tradicional de foco no produto, para se focar no serviço, nas pessoas e nas suas necessidades específicas. Cada cliente que procura uma solução de habitação tem os seus próprios critérios de escolha, um contexto financeiro e social específico e procura um estilo de vida particular. O nosso maior fator de diferenciação é a relação de confiança que conseguimos estabelecer com os clientes e que se cria através do foco das nossas equipas para ajudar cada pessoa a procurar o imóvel que pretende, em linha com as suas expectativas e capacidade financeira, tendo por base um profundo conhecimento do mercado e das particularidades de cada zona habitacional. Este é o maior desafio que as nossas equipas superam todos os dias. Se pudéssemos resumir numa frase o que nos distingue, seria: “Se há relação tudo é possível“.

ED: Como é composta a rede atual?

RS: A rede CENTURY 21 Portugal conta com cerca de 90 lojas em operação, que integram mais de 1500 consultores imobiliários, em todo o País.

CENTURY 21

ED: Como é que a CENTURY 21 definiria a sua comunicação?

RS: A comunicação da CENTURY 21 Portugal reflete o posicionamento da marca e as principais linhas de orientação do nosso modelo de negócio. Por isso, a nossa comunicação aproxima-se dos consumidores, é transparente e real, tal como assumimos na nossa assinatura de marca: “Fazemos tudo por si, por sua casa“. Atualmente, a comunicação torna-se cada vez mais interativa e, por isso, a CENTURY 21 Portugal tem vindo, também, a investir solidamente na inovação tecnológica, criando novas ferramentas de comunicação e interação com o mercado.

ED: Será por aqui que vai continuar?

RS: Claramente. A CENTURY 21 Portugal tem vindo a incorporar tecnologias inovadoras no seu modelo de negócio, para desenvolver ferramentas e sistemas que apoiam os colaboradores da rede no contacto e na comunicação com os consumidores nos meios digitais. No site nacional da marca são integrados todos os imóveis da rede para venda, compra, ou arrendamento no mercado português. Através de um sistema de pesquisa inteligente, é possível selecionar as propriedades com as características pretendidas por cada utilizador, bem como encontrar toda a informação sobre os serviços e infraestruturas existentes na proximidade da casa, para facultar um contexto completo da envolvente de cada imóvel. Esta plataforma digital agrega toda a informação e sistemas tecnológicos da marca, e permite também que os colaboradores da rede insiram as suas páginas personalizadas. Todos os consultores imobiliários CENTURY 21 Portugal têm um site pessoal – MySite C21– que lhes permite divulgar os seus imóveis em carteira, promover as suas zonas de intervenção e aumentar o envolvimento com os seus clientes. A rede tem mais de 1500 sites customizados por consultor.

O site global reúne todas as propriedades disponíveis da rede CENTURY 21, em todo o mundo. A marca opera uma rede internacional de 7330 agências, em 78 países, com mais de 110 mil consultores imobiliários, que reúnem neste site muitos milhões de propriedades disponíveis para compra, venda ou arrendamento. O site global da CENTURY 21 permite angariar e promover todos os imóveis disponíveis no mercado global, junto de clientes nacionais e internacionais.

A CENTURY 21 é a única marca em Portugal que desenvolveu uma aplicação móvel para pesquisa de imóveis. A AppC21 é baseada em georreferenciação e permite mostrar a variedade de propriedades que existe em cada zona. Os consumidores podem efetuar visitas virtuais, encontrar gráficos 3D, plantas dos imóveis, informações sobre serviços próximos e esclarecimentos adicionais, que facultam ao cliente toda a informação necessária para agilizar o processo de comprar ou arrendar um imóvel.

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