logo
Century21 Portugal


Para a Century 21 Portugal, são 3 os factores que irão influenciar o sector imobiliário em 2016: a reabilitação, o crédito à habitação, a procura internacional.

O mercado imobiliário residencial continua numa fase de estabilização e consolidação. Em 2016 é expectável que o número de transações de venda continue a aumentar, de forma progressiva, embora a um ritmo inferior ao registado em 2015. Se nas zonas onde se concentra a procura internacional antecipamos uma pressão de subida dos preços, nos restantes mercados, acreditamos que não haverá ainda espaço para um aumento do valor médio dos imóveis, tendo em conta o poder de compra dos portugueses.

De acordo com os indicadores da Century 21 Portugal, a procura internacional continuará a crescer, sobretudo nas zonas de costa, em Lisboa, no Porto, Douro e Alentejo. Porém, este segmento não impacta todo o território nacional de igual forma.

O verdadeiro motor do mercado imobiliário residencial são os portugueses e, neste aspecto, a estratégia da banca e a respectiva política de atribuição de crédito à habitação irão ser determinantes para a evolução do mercado. Por isso é fundamental prudência e atenção aos indicadores macroeconómicos, como a taxa de desemprego e rendimento disponível das famílias portuguesas, bem como a sua capacidade de aceder ao crédito à habitação.

Outro aspecto importante do mercado imobiliário passa pelo facto de, em termos de oferta, existir uma clara necessidade de obra nova e de soluções ajustadas à actual procura do mercado nacional e internacional, sobretudo nos centros das cidades e nas zonas de costa. Neste sentido, a reabilitação terá um papel chave na dinamização da oferta imobiliária residencial.

Veja o debate completo que passou no programa Acerto de Contas com Mónica Silvares no Económico TV em:

http://videos.sapo.pt/r5r02ZBQkwksCbbq6SkN

http://videos.sapo.pt/WKA8wVpnquCjYFZBGqTh

Mais informações em:

Youtube @c21portugal

Facebook @c21portugal

Linkedin @C21Portugal

www.century21.pt

 

Fundador da Rede Imobiliária CENTURY 21 em Portugal e Espanha Trabalhar com Empreendedores Imobiliários para aumentar a sua quota de mercado e rentabilidade! Entrepreneur and creative mind. Traveler and wine love

Deixe um comentário

*