logo
Century21 Portugal


Em Março o consumo de electricidade atingiu os 4009 GWh, que corresponde a um aumento homólogo de 7,1% (5,5% com correção de temperatura e dias úteis), superando ligeiramente o nível de consumo homólogo pré-pandemia (Abril 2019).

Segundo a Lisboa E-Nova, em Abril registaram-se condições favoráveis para a produção eólica e fotovoltaica com os índices a registarem, respectivamente, 1,08 (média histórica igual a 1) e 1,10 (média histórica igual a 1). Nestas condições, a produção renovável abasteceu 54% do consumo, a não renovável 27% (maioritariamente gás natural), enquanto os restantes 19% foram abastecidos com recurso a importações.

Em termos acumulados, no período de Janeiro a Abril a produção renovável abasteceu 50% do consumo, repartida pela eólica com 28%, hidroeléctrica com 12%, biomassa com 6% e fotovoltaica com 4%. A fotovoltaica, embora seja ainda a tecnologia menos representativa, continua a presentar crescimentos muito elevados, 73% face ao mesmo período do ano anterior. A produção a gás natural abasteceu 30% do consumo, enquanto os restantes 20% corresponderam ao saldo importador.

joaobandarra@mixandblend.net'

Deixe um comentário

*