logo
Century21 Portugal


O Guia Aqua eXperience está integrado no projecto Aqua eXperience e apoiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente em 2017, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020).

 

O Guia Aqua eXperience, para dar a conhecer soluções que impulsionem a eficiência hídrica nos edifícios, sobretudo no sector residencial foi lançado pela ADENE – Agência para a Energia  e a EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, em parceria com a ANQIP – Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais.

Este guia destina-se ao público em geral, e pretende ajudar todos os utilizadores domésticos a compreender a importância da eficiência hídrica, assim como informar sobre soluções e medidas para uma utilização mais eficiente, mais inteligente e também mais económica da água nos edifícios.

Estima-se que em Portugal, os custos das famílias com habitação, água, electricidade e gás ultrapassem os 30% dos custos mensais e anuais totais das famílias, segundo dados do INE de Julho de 2017. Nos edifícios são previsíveis potenciais de poupança de água de 30%, a nível nacional e da União Europeia, apenas com a adopção de medidas de eficiência, incluindo sistemas de utilização de água mais eficientes, tirando partido das soluções, equipamentos e tecnologias inovadoras já ao alcance dos utilizadores, por comparação com os sistemas convencionais.

O guia é assim um projecto de educação, sensibilização e mobilização para a eficiência hídrica e para o nexus água-energia, que pretende contribuir para a alteração de comportamentos dos consumidores de água no sector urbano, em particular nos edifícios residenciais. Um dos objectivos é impactar todas as gerações, incluindo os mais jovens, e nesse sentido a ADENE e a EPAL têm vindo a apresentar um conjunto de ferramentas educacionais assentes na gamificação, novas tecnologias e novos meios de comunicação digitais.

joaobandarra@mixandblend.net'

Deixe um comentário

*