logo
Century21 Portugal


Nos primeiros sete meses do ano, o número de fogos licenciados em construções novas apresenta, neste período, uma variação homóloga positiva de 3,2%, atingindo-se um total de 18.261 habitações novas licenciadas desde o início do ano.

De acordo com a Síntese Estatística da Habitação, divulgada pela AICCOPN, já o número de obras licenciadas pelas Câmaras Municipais para construção nova ou reabilitação de edifícios residenciais mantém-se praticamente estabilizado face ao ano anterior, apurando-se uma variação de -0,5%, em termos homólogos.

No que diz respeito à evolução do crédito concedido por parte das instituições financeiras, até Julho, o montante de novo crédito concedido à habitação foi de 9.718 milhões de euros, mais 13,4% em termos homólogos. No mês de julho o valor mediano da avaliação da habitação para efeitos de concessão de crédito aumentou 16,1%, em termos homólogos, em face de taxas de crescimento de 16,7% nos apartamentos e de 13,1% nas moradias.

Até ao final do mês de julho de 2022, o consumo de cimento no mercado nacional totalizou 2.308 milhares de toneladas, valor que traduz um crescimento de 2,5% face ao verificado no mesmo período do ano transacto.

Na Área Metropolitana de Lisboa, o número de fogos licenciados em construções novas nos doze meses terminados em Julho de 2022 foi de 29.082, valor que traduz um aumento de 2,7% face aos 28.307 alojamentos licenciados nos doze meses anteriores. Destes, 14% são de tipologia T0 ou T1, 23% são de tipologia T2, 48% de tipologia T3 e 15% de tipologia T4 ou superior. Quanto ao valor de avaliação bancária na habitação verificou-se, nesta região, uma variação homóloga de 17,1% em Julho.

joaobandarra@mixandblend.net'

Deixe um comentário

*