logo
Century21 Portugal


Os preços de venda das casas em Portugal (Continental) apresentaram uma variação mensal de 0,6% em janeiro, de acordo com o Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário.

Depois do um ciclo de fortes valorizações mensais na primeira metade do ano passado, com os preços a subirem quase sempre em torno dos 2,0% ao mês, desde Julho que as subidas mensais têm vindo a perder intensidade, ficando quase sempre abaixo dos 1,0%, comportamento que o mês de Janeiro veio consolidar.

Este arrefecimento das variações mensais tem resultado na desaceleração da subida homóloga dos preços, que embora mantendo-se elevada está em abrandamento há cinco meses consecutivos. Em Janeiro, a variação homóloga dos preços fixou-se, assim, em 17,1%, menos 4 pontos percentuais que o pico de 21,1% que este indicador atingiu em agosto passado e regressando aos níveis de valorização observados no primeiro trimestre de 2022.

De acordo com o SIR – Sistema de Informação Residencial, o preço médio de venda das casas no país em janeiro (considerando um período acumulado de três meses), ficou em 2.088 euros/m2, apurando-se um valor médio por imóvel vendido de 218.750 euros.

joaobandarra@mixandblend.net'

Deixe um comentário

*