logo
Century21 Portugal


Nestes tempos de apreensão e incerteza, marcados pelas desigualdades sociais e pelo eclodir da guerra na Ucrânia após a invasão do país por tropas da Federação Russa, a paz e a segurança parecem ser, cada vez mais activos raros.

O «barómetro» de paz é pois uma ferramenta útil para o turismo, para quem viaja ou para quem tem de pensar em trabalhar foram do seu país de residência.

O ranking anual (Global Peace Index) elaborado pelo Institute for Economics and Peace, e agora divulgado, é não só uma «ferramenta» útil e credível, como se afigura determinante para a evolução ou retrocesso do Turismo.

Portugal ocupa o 4.º lugar do ranking mundial, lugar que já ocupava no ano anterior. O pódium é ocupado pela Islândia, Nova Zelândia e Dinamarca. Atrás de Portugal, no Top10, estão a Eslovénia, a Áustria, a Suíça, a Irlanda, a República Checa e o Canadá.

Oito dos 10 países mais pacíficos são europeus; os EUA estão na lista na 122ª posição, tendo caído dois lugares. E, sem surpresas, os cinco países mais violentos e onde a segurança é mais precária são, respectivamente, o Afeganistão, o menos pacífico do mundo, o Iémen, a Síria, o Sudão do Sul e o Iraque.

A Rússia já ocupava o desonroso posto de 10º país mais perigoso e inseguro do mundo, mas seguramente arrisca-se a cair ainda mais nesta lista negra na sequência da invasão da Ucrânia e do cortejo de violência indescritível que as suas forças armadas levaram a solo ucraniano.

joaobandarra@mixandblend.net'

Deixe um comentário

*