logo
Century21 Portugal


De 3 de Fevereiro a 30 de Abril, estará patente no Pavilhão Preto do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, ao Campo Grande, a exposição “Políticas de Habitação em Lisboa: da Monarquia à Democracia”.  Uma organização da Câmara Municipal de Lisboa – Arquivo Municipal de Lisboa, em parceria com o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, e curadoria científica de Gonçalo Antunes.

A exposição, “apresenta os resultados urbanos das políticas habitacionais na cidade, destacando as diferenças práticas e conceptuais das várias políticas promulgadas nos últimos duzentos anos, em particular no que respeita a opções de arquitectura, morfologia, desenho urbano, destinatários e localização. Dá-se assim a conhecer a abundante experiência da capital no domínio habitacional e de como as intervenções promovidas por entidades públicas e semipúblicas contribuíram para a construção da paisagem urbana da cidade de Lisboa” – refere a nota da exposição.

Que acrescenta: “Organizada por regimes políticos (Monarquia Constitucional, Primeira República, Ditadura Militar, Estado Novo e Portugal Democrático), esta exposição oferece aos visitantes um percurso expositivo datado com fotografias, plantas, mapas de distribuição e maquetas, abrindo portas a uma reflexão sobre a evolução das políticas de habitação na cidade”.

A comissão científica desta iniciativa é composta por Helena Roseta, João Seixas, Luís Baptista, Miguel Silva Graça, Nuno Pires Soares, Ricardo Santos, Sandra Marques Pereira e Teresa Costa Pinto.

joaobandarra@mixandblend.net'

Deixe um comentário

*