logo
Century21 Portugal


A Praça e Posto de Turismo em Piódão consta da lista dos sete finalistas divulgada esta terça-feira pela Comissão Europeia e pela Fundação Mies van der Rohe, do Prémio da União Europeia para a Arquitetura Contemporânea/Mies van der Rohe Awards (Prémios EUmies), na categoria Emergente.

A obra do estúdio Branco del Rio reabilita e reconfigura uma praça e o edifício de escritórios de turismo do Piódão. Tem como autores João Branco (1983 Portugal) e Paula del Río (1985 Espanha) e, em colaboração com o arquitecto Marco Silva, estabelece uma ligação entre a sustentabilidade cultural e material, esperando-se que contribua para a instalação de novos habitantes no interior do país.

O projecto português é finalista juntamente com a Biblioteca Gabriel García Márquez, em Espanha. Uma obra que culmina num plano de três décadas de construção desta biblioteca pública em Barcelona.

De uma pré-selecção de 40 obras, o júri internacional dos Prémios EUmies selecionou também cinco finalistas na categoria Arquitectura que servem de referência para as políticas municipais locais, ao criarem ambientes de vida inclusivos e de elevada qualidade.

Os vencedores serão anunciados a 25 de Abril de 2024, durante um evento no CIVA (Centro de Informação, Documentação e Exposições sobre a cidade, a arquitetura, a paisagem e o planeamento urbano em Bruxelas). Os prémios serão entregues a 13 e 14 de Maio de 2024, durante a cerimónia de entrega dos prémios, no pavilhão de Mies van der Rohe, em Barcelona. O vencedor do Prémio de Arquitectura e o vencedor do Prémio de Arquitectura Emergentes receberão 60.000 euros e 30.000 euros, respectivamente.

joaobandarra@mixandblend.net'

Deixe um comentário

*