logo
Century21 Portugal


No primeiro semestre do ano, a atribuição de novos crédito à habitação subiu assim como a avaliação bancária. Quanto às licenças para obras de construção nova e reabilitação de edifícios habitacionais registaram uma queda.

De acordo com a Síntese Estatística da AICCOPN, até Junho, foram licenciadas pelas Câmaras Municipais 7.764 obras de construção nova e reabilitação de edifícios habitacionais, o que corresponde a uma redução de 7,4%, em termos homólogos acumulados. Quanto, ao licenciamento de fogos em construções novas verifica-se um decréscimo de 3,7%, em termos homólogos, para um total de 11.308 habitações.

O relatório indica no entanto, que, analisando apenas o mês de Junho, apura-se um crescimento de 9,4% nas obras em edifícios residenciais e de 4,8% no número de fogos em construções novas, em termos homólogos.

No novo crédito concedido pelas instituições financeiras para aquisição de habitação no primeiro semestre de 2020, apurou-se um crescimento, em termos homólogos acumulados, de 8,4%, para 5.342 milhões de euros. Quanto aos valores de avaliação imobiliária da habitação efetuada para efeitos de crédito bancário apurou-se, em Junho, um valor mediano de 1.115 euros por m2, o que traduz um aumento de 8,3%, face aos 1.023€ por m2 apurados no mês homólogo.

No período em análise, o consumo de cimento no mercado nacional cresceu 9,7%, em termos homólogos, totalizando cerca de 1,76 milhões de toneladas.

Na Região Norte – região em destaque nesta síntese – o número de fogos licenciados em construções novas nos doze meses terminados em Junho de 2020 totalizou 10.498, o que traduz um aumento de 12,5% face aos 9.331 alojamentos licenciados nos 12 meses anteriores. Destes, 62% são de tipologia T3 ou superior, 22% de tipologia T2 e 14% de tipologia T1 ou inferior. Quanto aos valores de avaliação bancária na habitação nesta região verificou-se, em junho, um aumento em termos homólogos de 9,7% para 982 euros por m2.

joaobandarra@mixandblend.net'

Deixe um comentário

*