logo
Century21 Portugal


As rendas residenciais em Portugal Continental aumentaram 7,8% no 4º trimestre de 2019 quando comparadas com o mesmo trimestre de 2018, trata-se da menor subida homóloga dos últimos dois anos, sendo necessário recuar ao 1º trimestre de 2017 para encontrar uma variação inferior (5,3%).

De acordo com o Índice de Rendas Residenciais (IRR) da Confidencial Imobiliário, em termos trimestrais, contudo, as rendas voltaram a acelerar, com a variação de 2,2% obtida no 4º trimestre a comparar com a de 0,2% observada no trimestre anterior. O comportamento homólogo confirma a tendência de abrandamento nas subidas das rendas iniciada no 2º trimestre de 2018, altura em que se atingiu uma variação homóloga de 13%.

Esta descida tem sido consistente, embora pouco abrupta, já que só na segunda metade de 2019 as variações ficaram abaixo dos 10%. No Porto as rendas também moderaram o crescimento homólogo, o qual se situou em níveis próximos da média nacional atingindo 8,2% no trimestre em análise. Semelhante ao quadro nacional, esta foi igualmente a menor subida em dois anos.

Segundo o índice, o mercado do Porto verificou uma desaceleração durante todo o ano passado, com a variação homóloga obtida no final de 2019 a ficar 10,7 pontos percentuais abaixo do crescimento de 18,9% registado um ano antes.  Em termos trimestrais, pelo contrário, verificou-se um percurso de aceleração ao longo de 2019, com o ano a encerrar com uma variação em cadeia de 3,1%. Em Lisboa, a mudança de padrão é bastante mais assinável, com as rendas a subirem apenas 1,4% em termos homólogos no 4º trimestre.

Apesar de manter as rendas em crescimento, trata-se de uma variação relativamente residual e que iguala o ritmo registado por este mercado em 2014, quando se davam os primeiros passos na recuperação após um período de perdas acumuladas de 18,4% (face a 2010).

Tal abrandamento foi ainda mais expressivo se considerarmos que as rendas em Lisboa chegaram a crescer 21,9% no início de 2017 e que nesse ano e seguinte aumentaram quase sempre acima dos 17%.  No comportamento em cadeia, pelo contrário, Lisboa recuperou, com a variação trimestral de 1,8% obtida no 4º trimestre a comparar com a de -1,4% obtida no trimestre prévio. Esta tinha sido a primeira descida do IRR para Lisboa em três anos.

joaobandarra@mixandblend.net'

Deixe um comentário

*