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Lisboa, Porto e Cascais são o três municípios portugueses que ocupam o pódio dos mais atractivos nas áreas do Turismo, Negócios e Talento, ao longo dos últimos anos, segundo o Portugal City Brand Ranking©.

Setúbal, que na passada edição não fez parte do Top 10 nacional, volta ao cimo da tabela, alcançando o 9º lugar e repetindo a sua melhor classificação, alcançada em 2019. Faro desce ao 11º lugar, ficando, nesta edição, de fora deste Top 10.

Apesar dos excelentes resultados obtidos por municípios como Porto e Cascais que mantêm as suas posições de 2º e 3º lugar, respetivamente, é a capital quem continua a dominar todas as dimensões do estudo, com uma performance exemplar em todas as variáveis estatísticas e digitais. Com o aumento progressivo do volume de pesquisas, Lisboa assume-se como uma das cidades europeias mais procuradas por investidores, turistas e talento nacional e internacional.

O Funchal, volta ao 8º lugar na tabela nacional que já ocupou na edição de 2016, conseguindo reconquistar terreno face à invulgar descida ao 10º posto na passada edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©. Setúbal, que na passada edição não fez parte do Top 10 nacional, volta ao cimo da tabela, com uma escalada de 4 posições para o 9º lugar, repetindo a sua melhor classificação, alcançada em 2019.

Nesta edição, Aveiro foi o único município do Top 10 a perder terreno e ainda conseguiu manter-se entre os melhores desempenhos de marca no país. Apesar de uma excelente prestação, o município do Centro não resistiu às ascensões de Funchal e Setúbal. Faro, que tem sido presença constante desde a edição de 2016 do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, desce ao 11º lugar, ficando nesta edição de fora deste Top 10.

TOP 25: Um ano de grandes mudanças

 Nesta edição registaram-se 16 mudanças nas posições que compõem o Top 25, sendo que os sete primeiros lugares se mantiveram inalterados. Lisboa, Porto, Cascais, Braga, Coimbra, Vila Nova de Gaia e Sintra, resistem nos lugares que ocuparam na edição de 2021 e consolidam-se como as 7 marcas com melhor desempenho entre os 308 municípios portugueses.

A primeira mudança aparece no 8º lugar, devido à escalada de duas posições do Funchal, seguido de Setúbal ascende ao 9º lugar, alcançado na edição de 2019 (a sua melhor posição de sempre no estudo). Estas duas subidas, ditaram as descidas de Aveiro e de Faro na classificação, remetendo o município do Centro para o lugar que ocupou em 2016 e os algarvios para a posição que ocuparam em 2015.

Com Leiria a manter a sua posição, imune a descidas e subidas, segue-se Portimão, que com uma escalada de 5 posições consegue a sua melhor posição nacional de sempre, no 13º lugar, seguido de dois municípios que também conseguiram ganhar terreno entre as 15 marcas de referência neste estudo: Viseu e Oeiras, que sobem 1 e 2 posições respectivamente.

Apesar da subida significativa de Oeiras, Matosinhos consegue manter a sua posição, seguindo-se Guimarães que perde 3 posições, Évora e Viana do Castelo, que sobem 2 e 5 posições respetivamente.

No top 25 há ainda espaço para Almada, que mesmo perdendo 9 posições, continua entre os 20 municípios com melhor desempenho, Mafra desce duas posições, e Albufeira consegue subir um posto. Maia desce duas posições e está agora no 23º posto. O Top 25 é fechado por Torres Vedras, que perde 3 posições. No 24º lugar, temos um retorno ao Top 25. Ponta Delgada consegue conquistar o lugar a Vila do Conde e volta pela 3ª vez a fazer parte deste grupo de marcas de excelente desempenho.

“Estrelas” do PCBR© 2022

Para além dos prémios atribuídos a cada região, a Bloom Consulting atribui também prémios aos municípios que se destacam, atribuindo-lhe a designação de Marcas Estrela a nível nacional, em cada uma das Dimensões (Negócios, Visitar e Viver) e nas 7 regiões de Portugal. Como explica Filipe Roquette, Diretor Geral da Bloom Consulting em Portugal, “esta distinção não é atribuída necessariamente aos municípios que mais lugares subiram na tabela, mas sim àqueles que conseguiram através de excelentes resultados destacar-se e alcançar posições importantes nas respetivas regiões ou dimensões do ranking”. Nesta edição surge pela primeira vez a Marca Estrela dos rankings de municípios com menos de 50, 25 e 10 mil habitantes.

A 8ª edição do Portugal City Brand Ranking© analisa o desempenho das marcas dos 308 municípios portugueses nas áreas do Turismo, Negócios e Talento, ao longo dos últimos anos.

joaobandarra@mixandblend.net'

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