modo escuro modo branco Procurar Menu

Início de 2021 com subidas nos novos créditos de habitação e nas avaliações

No âmbito do Programa municipal de Renda Convencionada, a Câmara Municipal de Lisboa tem a concurso mais 36 habitações municipais.

O novo crédito concedido pelas instituições financeiras para aquisição de habitação totaliza 1.967 milhões de euros, até Fevereiro de 2021, mais 3,7% do que no mesmo período de 2020. Já o valor de avaliação bancária atribuído às habitações, no âmbito da concessão de crédito hipotecário, apura-se um aumento de 5,7% em termos homólogos, fixando um novo máximo histórico em 1.174 euros/m2.

De acordo com a Síntese Estatística da Habitação da AICCOPN, já quanto às licenças emitidas pelas Câmaras Municipais para obras de construção ou reabilitação de edifícios habitacionais, nos primeiros dois meses de 2021 observa-se uma quebra de 6,1%, em termos homólogos, em resultado de uma redução de 2,8% na construção nova e de 17,9% na obras de reabilitação. Ao nível das licenças emitidas para construção de fogos em construções novas, assistiu-se a uma variação de -20,1%, em termos homólogos, para 3.733.

Também até Fevereiro de 2021, o consumo de cimento no mercado nacional permaneceu praticamente inalterado face a igual período do ano passado, registando-se uma variação de -0,2%, em termos homólogos.

Na Região Norte o número de fogos licenciados em construções novas nos doze meses terminados em fevereiro de 2021 totalizou 10.962, o que traduz um aumento de 6,7% face aos 10.272 alojamentos licenciados nos doze meses anteriores. Destes, 53,9% são de tipologia T3 e 22,1% de tipologia T2. Quanto ao valor de avaliação bancária na habitação nesta região verificou-se, em Fevereiro, uma variação homóloga de 6,4% para 1.024 euros por m2.

A região Norte em destaque nesta síntese, revela que o número de fogos licenciados em construções novas nos doze meses terminados em Fevereiro de 2021 totalizou 10.962, o que traduz um aumento de 6,7% face aos 10.272 alojamentos licenciados nos doze meses anteriores. Destes, 53,9% são de tipologia T3 e 22,1% de tipologia T2. Quanto ao valor de avaliação bancária na habitação nesta região verificou-se, em fevereiro, uma variação homóloga de 6,4% para 1.024 euros por m2.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *