logo
Century21 Portugal


O INE – Instituto Nacional de Estatística avança que o indicador de confiança da Construção e Obras Públicas aumentou de forma expressiva em Agosto, após a diminuição verificada nos últimos dois meses, atingindo o máximo desde Janeiro de 2002. Esta evolução reflectiu o contributo positivo de ambas as componentes, apreciações sobre a carteira de encomendas e perspectivas de emprego.

O indicador de confiança aumentou nas três divisões, Promoção Imobiliária e Construção de Edifícios, Engenharia Civil, e Actividades Especializadas de Construção, de forma particularmente expressiva no segundo caso.

O saldo das opiniões sobre a apreciação da actividade aumentou em agosto, depois de ter diminuído em Julho.

Na apreciação global, os indicadores de confiança aumentaram em Agosto na Construção e Obras Públicas, no Comércio e nos Serviços, sobretudo no primeiro caso, enquanto o indicador de confiança na Indústria Transformadora diminuiu nos últimos dois meses.

Na análise mensal, o INE revela que o indicador de confiança dos Consumidores recuperou em Agosto da diminuição observada no mês precedente, após os aumentos verificados nos últimos quatro meses, de forma ténue em Junho. O indicador de clima económico aumentou em Agosto, depois de ter interrompido no mês anterior o perfil ascendente observado entre Março e Junho.

Também o indicador de confiança dos consumidores recuperou em Agosto da diminuição registada no mês anterior, após ter aumentado significativamente entre Março e Maio e apenas de forma ténue em Junho. A evolução do último mês resultou sobretudo do contributo positivo das expectativas relativas à evolução futura da situação económica do país, tendo as restantes componentes (opiniões sobre a evolução passada e futura da situação financeira do agregado familiar e expectativas relativas à evolução futura da realização de compras importantes) também contribuído positivamente.

O saldo das expectativas relativas à evolução futura da situação económica do país aumentou significativamente neste mês, recuperando da diminuição registada no mês precedente. O saldo das perspectivas relativas à evolução futura da situação financeira do agregado familiar aumentou em Agosto, após as diminuições observadas em Junho e Julho.

joaobandarra@mixandblend.net'

Deixe um comentário

*

captcha *

indicador-de-confiana-aumenta-na-promoo-imobiliria-e-construo-blog-century21