logo
Century21 Portugal


Ao mesmo tempo que a feira Export Home celebra 30 edições e apresenta as mais recentes novidades do mobiliário e design de interiores, a IDF Spring regressa para destacar a criatividade da nova geração de criadores.

Mobiliário, design e decoração são os temas que vão compor o cenário da Exponor – Feira Internacional do Porto -, entre os dias 2 e 5 de Março. Export Home e IDF Spring são as feiras que protagonizam as novidades e as tendências destes sectores, em contexto nacional e internacional.

Do regresso do “Hotel Concept” à premiação que celebra sustentabilidade

Há 30 anos que a Export Home – Feira de Mobiliário e Design de Interiores – se apresenta como ponte entre os principais fabricantes portugueses e os prescritores e potenciais compradores, oriundos de todo o mundo. Este ano, regressa para apresentar ao mercado as novas ofertas da fileira casa e design de interiores, sob um tema que remete ao futuro: “Designing Tomorrow”.

Em lugar de destaque, coloca-se o sector de Mobiliário e Iluminação, assente numa indústria com vasta experiência aliada à tecnologia, reconhecida internacionalmente.

Uma das inovações trazidas pela Export Home, em 2022, regressa nesta edição. Traduz-se na apresentação de um projecto conceptual de um hotel, com a curadoria de Fabián Pellegrinet Conte. O designer de interiores e mobiliário recria variadas propostas através das soluções presentes na feira, num exercício criativo e envolta das tendências, conduzindo o visitante a uma experiência diferenciadora e imersiva.

Mostrar o que de melhor se tem realizado no sector é um dos principais motes desta Feira, por isso a Exponor aliou-se à Universidade de Aveiro para criar o prémio “Export Home Sustentabilidade e Inovação”. Este concurso, que celebra a sua 3ª edição, visa estimular a adopção de boas-práticas de sustentabilidade nos processos de produção e desenvolvimento de novos produtos. Podem concorrer todas as empresas expositoras na Export Home e na IDF Spring 2023 e as inscrições estão já a decorrer.

De modo a instigar os visitantes, fomentando o espírito crítico e um debate enriquecedor, a mais recente edição contará com momentos de talks que vão percorrer variados temas, passando pelas tendências dos materiais, sem esquecer a pegada ecológica do sector. A temática das casas inteligentes estará também presente em debate.

IDF spring apresenta tendências envolta da natureza

A visita pelas novas tendências vai apenas a meio. Terminada a experiência imersiva na Export Home, a visita agora faz-se passando pela IDF Spring. A feira de Design e Decoração assegura duas edições por ano – Spring e Fall -, de modo a reunir os fornecedores e fabricantes da decoração e design. De 2 a 5 de Março, a edição de primavera vai fazer da natureza o cenário principal, através do tema “Blended with Nature”.

A IDF afirma-se com a disponibilização de espaços-tendência, adaptados aos diferentes públicos. “Makers Showcase” é um deles, que surge do desafio lançado à nova geração de marcas e designers para apresentarem conceitos criativos e novas abordagens, mais contemporâneas e sustentáveis. Juntam-se a esta edição os seguintes Makers: Joana Nogueira, Teresa Branco, Silvia Couto, bem como os projectos Pássaro de Seda, Pedras de Papel e Luzita

Por sua vez, o “Pure Edition” apresenta-se como um espaço de inspiração e negócio onde vão ser exibidas, em primeira mão, novas colecções de tecidos e revestimentos de decoração. Em 2023, a instalação preparada tem como tema “Plantscaping”, conceito que tem vindo a marcar presença em projectos de design de interiores. A arquitecta e criadora de conteúdos Joana Luís vai protagonizar este desafio, num exercício de criatividade que combina a importância das plantas na criação de distintas atmosferas, aliadas às novas coleções apresentadas no evento.

Nesta Feira vai ainda celebrar-se o concurso “Presente – A Melhor Loja”, organizado pela Exponor. O concurso tem como objectivo premiar o melhor retalhista em Portugal no âmbito dos setores de decoração, utilidades domésticas, design, papelaria ou gift. A concurso podem submeter-se todas as pessoas singulares ou colectivas que explorem estabelecimentos comerciais de venda de artigos de decoração, design e utilidades para a casa, junto do consumidor final, com actividade em funcionamento.

joaobandarra@mixandblend.net'

Deixe um comentário

*