A digitalização dos materiais de construção terá impacto na redução de custos, tornando a habitação mais acessível, indica a APCMC – Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção.
Segundo a associação, a sustentabilidade da fileira da construção, em todas as suas vertentes – ambiental, económica e social -, depende em grande medida da digitalização dos materiais de construção.
Embora a digitalização seja um processo transversal a todas as áreas da economia, assume, na construção, um papel muito importante, sendo indispensável para que o sector cumpra a sua parte no cumprimento das metas de descarbonização definidas pela União Europeia.
A digitalização das diferentes actividades ao longo de toda a cadeia de valor, desde a fabricação dos materiais até à construção propriamente dita, passando pelas operações logísticas e pelo projecto, é considerada essencial para o aumento da produtividade no sector da construção — o mais atrasado entre todos os sectores e aquele que menos progrediu nas últimas décadas.
É neste contexto que se enquadra o projeto Next Generation MC, liderado pela APCMC promovido no âmbito do projecto COMPETE2030-FEDER -, que visa preparar os comerciantes para lidar com os desafios da transformação dos negócios. Esses desafios incluem, além da digitalização e da inovação nos processos logísticos, o cumprimento de objectivos externos e internos na área da sustentabilidade, particularmente no domínio ambiental.