logo
Century21 Portugal


Em Maio, a taxa de juro para os créditos à habitação desceu para 0,903%, capital em dívida e prestação mensal fixaram-se em 54 010 euros e 227 euros, respectivamente, avança o INE.

O Instituto Nacional de Estatística indica ainda que a taxa de juro de 0,903%, apresenta um valor inferior em 4,4 pontos base (p.b.) ao registado no mês anterior. Nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro foi 0,845% (0,891% no período precedente). Recorde-se que as taxas de juro implícitas são obtidas por quociente entre juros pagos e capital em dívida.

O INE refere também que as reduções das taxas, bem como da prestação média mensal, observadas em Abril e Maio, poderão estar associadas às alterações decorrentes do regime de moratória, estabelecido no Decreto-Lei nº10-J/2020. A moratória suspende, pelo prazo de seis meses, o pagamento, total ou parcial, da prestação mensal das famílias com o crédito à habitação.

Para o destino de financiamento Aquisição de Habitação, o mais relevante no conjunto do crédito à habitação, a taxa de juro implícita para o total dos contratos desceu para 0,918% (-4,6 p.b. face a Abril). Nos contratos celebrados nos últimos 3 meses, a taxa de juro para este destino de financiamento fixou-se em 0,838%.

Considerando a totalidade dos contratos, o valor médio da prestação vencida desceu 10 euros, para 227 euros. Deste valor, 41 euros (18%) correspondem a pagamento de juros e 186 euros (82%) a capital amortizado. Nos contratos celebrados nos últimos três meses, o valor médio da prestação desceu para 258 euros.

Os dados do INE registam ainda que em maio, o capital médio em dívida para a totalidade dos contratos subiu 124 euros face ao mês anterior, fixando-se nos 54 010 euros. Para os contratos celebrados nos últimos 3 meses, o montante médio do capital em dívida foi 108 189 euros, mais 302 euros que em Abril.

joaobandarra@mixandblend.net'

Deixe um comentário

*

captcha *

crdito-habitao-taxa-de-juro-desceu-assim-como-a-prestao-mas-capital-em-dvida-subiu-blog-century21