logo
Century21 Portugal


Em Fevereiro, estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 9,1% em termos homólogos, mas menos 2,0 pontos percentuais (p.p.) que o observado no mês anterior, avança o INE.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística – INE, os preços dos materiais aumentaram 9,3%, desacelerando 0,9 p.p. face ao mês anterior e o custo da mão-de-obra aumentou 8,8% (12,2% em Janeiro). 

O custo dos materiais contribuiu com 5,3 p.p. para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN (5,9 p.p. em janeiro) e a componente mão de obra com 3,8 p.p. (5,2 p.p. no mês anterior). Entre os materiais que mais influenciaram esta variação estão o cimento, com um crescimento homólogo do preço de cerca de 40%, as madeiras e derivados de madeira, com variaçõessuperiores a 20%, e o betão pronto, com um crescimento perto dos 20%.

A taxa de variação mensal em cadeia do ICCHN foi nula em Fevereiro, o custo dos materiais aumentou 0,1% e o custo da mão-de-obra manteve-se inalterado.

As componentes materiais e mão-de-obra contribuíram ambas com 0,0 p.p. para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN (-0,2 p.p. e 1,4 p.p. em Janeiro, pela mesma ordem).

joaobandarra@mixandblend.net'

Deixe um comentário

*