logo
Century21 Portugal


Em Março, estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 11,6% em termos homólogos, mais 3,0 pontos percentuais (p.p.) que o observado no mês anterior, revela o INE.

De acordo com o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN), do Instituto Nacional de Estatística – INE,  os preços dos materiais aumentaram 15,3%, acelerando 5 p.p. face ao mês anterior e o custo da mão-de-obra aumentou 6,4% (6,3% em Fevereiro).

O custo dos materiais contribuiu com 8,9 p.p. para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN (6,0 p.p. em Fevereiro) e a componente mão-de-obra contribuiu com 2,7 p.p. (2,6 p.p. no mês anterior). Entre os materiais que mais contribuíram para esta evolução estão os aços, os produtos cerâmicos, o gasóleo, vidros, aglomerados e ladrilhos de cortiça e madeiras e derivados de madeira, todos com crescimentos homólogos acima dos 20%.

A taxa de variação mensal do ICCHN foi 2,9% em Março. O custo dos materiais e o custo da mão de obra aumentaram 4,6% e 0,6%, respectivamente.

As componentes materiais e mão de obra contribuíram com 2,7 p.p. e 0,2 p.p., respectivamente, para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN (0,3 p.p. e 1,2 p.p. em Fevereiro, pela mesma ordem).

joaobandarra@mixandblend.net'

Deixe um comentário

*