logo
Century21 Portugal


Em Abril, estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 14,3% em termos homólogos, mais 2,7 pontos percentuais (p.p.) que o observado no mês anterior, consequência da aceleração da variação dos preços na componente de materiais, tendo abrandado na mão-de-obra, avança o INE.

Segundo o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) do Instituto Nacional de Estatística, foi 14,3%, taxa superior em 2,7 p.p. à observada em março. Os preços dos materiais aumentaram 20,5%, acelerando 5,2 p.p. face ao mês anterior e o custo da mão-de-obra aumentou 5,8% (6,4% em Março).

O custo dos materiais contribuiu com 11,9 p.p. para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN (8,9 p.p. em março) e a componente mão de obra reduziu a sua contribuição para 2,4 p.p. (2,7 p.p. no mês anterior). Entre os materiais que mais contribuíram para esta evolução estão os aços e os produtos cerâmicos, com crescimentos homólogos acima dos 60%.

O gasóleo, as obras de carpintaria e os aglomerados e ladrilhos de cortiça apresentaram crescimentos homólogos acima dos 30%.

A taxa de variação mensal do ICCHN foi 3,3% em Abril. O custo dos materiais e o custo da mão de obra aumentaram 5,4% e 0,2%, respectivamente.

As componentes materiais e mão-de-obra contribuíram com 3,2 p.p. e 0,1 p.p., respectivamente, para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN (2,7 p.p. e 0,2 p.p. em Março, pela mesma ordem).

joaobandarra@mixandblend.net'

Deixe um comentário

*