logo
Century21 Portugal


No 3º trimestre e face ao trimestre precedente, a emissão de licenças de construção nova e reabilitação de edifícios habitacionais pelas Câmaras Municipais aumentou 12,2%, no entanto face aos nove meses do ano anterior verifica-se um decréscimo.

De acordo com a Síntese Estatística da Habitação da AICCOPN, o aumento na emissão de licenças de construção nova e reabilitação de edifícios habitacionais, deveu-se a um crescimento de 10,7% na construção nova e de 18,3% na reabilitação. No entanto, no cômputo dos primeiros nove meses do ano, assistiu-se a uma diminuição de 2,2% que resulta de uma variação de -0,1% na construção nova e de -9,2% na reabilitação.

No que diz respeito ao licenciamento de fogos em construções novas a variação trimestral foi de 1,9% e a variação acumulada até Setembro foi de -2,3%, em termos homólogos.

No que concerne ao novo crédito para aquisição de habitação, desde o início do ano, já foram concedidos 8,1 mil milhões de euros, o que corresponde a um acréscimo de 6,9% face a igual período do ano anterior. Em Setembro, o valor mediano de avaliação bancária, realizada no âmbito da concessão de crédito à habitação, manteve-se em 1.128 euros/m2, valor igual ao observado no mês anterior e que traduz uma subida de 5,8% comparado com Setembro de 2019.

Já o consumo de cimento no mercado nacional, no 3º trimestre de 2020, manteve a tendência de crescimento sustentado, com um aumento homólogo de 11,7%. Desde o início o ano, o consumo desta matéria-prima já totaliza 2,7 milhões de toneladas, o que corresponde a um aumento de 10,4%, em termos homólogos.

Na Região Centro o número de fogos licenciados em construções novas nos doze meses terminados em Setembro de 2020 totalizou 4.942, o que traduz um crescimento de 3,6% face aos 4.768 alojamentos licenciados nos 12 meses anteriores. Destes, 68,8% são de tipologia T3 ou superior e 18,6% de tipologia T2. Quanto aos valores de avaliação bancária na habitação nesta região verificou-se, em Setembro, um aumento em termos homólogos de 4,8% para 832 euros por m2.

joaobandarra@mixandblend.net'

Deixe um comentário

*