logo
Century21 Portugal


A Comissão Europeia  publica hoje os resultados do último inquérito Eurobarómetro Standard e mostra que, no contexto da pandemia de coronavírus que tem afectado a vida quotidiana dos europeus há mais de um ano, as atitudes em relação à UE continuam a ser positivas.

A imagem da UE e a confiança na mesma aumentaram, situando-se agora nos seus níveis mais elevados em mais de uma década. Cerca de metade dos cidadãos confiam na União Europeia (49 %), um aumento de 6 pontos desde o Eurobarómetro Standard de verão de 2020, enquanto 46 % dos cidadãos têm uma imagem positiva da UE. Em 20 Estados-Membros, a maioria dos inquiridos afirma confiar na UE, sendo os níveis mais elevados observados em Portugal (78 %), que é também o país onde se observou o maior aumento, cerca de 22 pontos percentuais.

Em 25 Estados-Membros da UE, a maioria dos inquiridos tem uma imagem positiva da UE, sendo Portugal o país onde se observam as percentagens mais elevadas (76 %). Nas actuais circunstâncias, os europeus identificam a saúde e a situação económica como as duas principais preocupações a nível nacional e europeu. Quase quatro em cada dez cidadãos da UE (38 %) consideram a saúde como a questão mais importante que a União enfrenta atualmente e são 69 % os que consideram que o estado atual da economia do seu país é “mau”. Apenas 10% dos portugueses veem a situação económica de Portugal como “positiva”. Na mesma linha, 55 % dos inquiridos consideram que o NextGenerationEU da Comissão será um instrumento eficaz para dar resposta aos efeitos económicos da pandemia de coronavírus.

Pelo menos metade da população confia na UE para tomar as decisões certas no futuro em 24 Estados-Membros, e mais de três quartos fazem-no em Portugal (89 %).

joaobandarra@mixandblend.net'

Deixe um comentário

*

captcha *

confiana-na-unio-europeia-aumentou-e-portugal-tem-os-nveis-mais-elevados-blog-century21