logo
Century21 Portugal


A Century 21 Portugal apresenta The Factory Residences Campanhã, o novo empreendimento que está a surgir numa das zonas do Porto com maior potencial de desenvolvimento. Este é um projeto imobiliário que se destaca, sobretudo, pela arquitetura e pelo conceito de vivência que proporciona a quem pretende habitar no coração da cidade. Com valores a partir dos 185 mil euros, o empreendimento tem a sua conclusão prevista para o final deste ano.

O promotor do The Factory Residences Campanhã é a Portaviv, uma empresa com origem nos Estado Unidos, Israel, e com participação de capital nacional, que conta com mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento de projetos de média e grande dimensão nos sectores residencial, hotelaria e retalho. A comercialização do empreendimento está a cargo da Century21 Grupo Aliados II e conta com as sinergias operativas de toda a rede imobiliária da marca, a nível nacional e internacional.

O novo empreendimento destaca-se, de imediato, pela sua arquitetura exterior inspirada no contexto industrial da construção anteriormente existente naquele local. O conceito arquitetónico valoriza a autenticidade do edificado original e privilegia a luminosidade. O edifício é composto por 10 frações autónomas, das quais oito são habitações de tipologia T2 duplex e dois são apartamentos de tipologia T1.

As oito frações de tipologia T2 duplex desenvolvem-se em quatro volumes de duas águas e dois pavimentos, com acesso através de um corredor comum, paralelo à rua. As frações de tipologia T1 estão localizadas no Piso 1 e 2 do volume de três pavimentos, com acesso a partir de umas escadas exteriores. No Piso 0, para além dos espaços comuns de circulação, foi criado um escritório com ligação ao logradouro do empreendimento. O projeto de arquitetura criou pátios na zona a sul das habitações, que estimulam um envolvimento do interior das casas com o espaço exterior, e que também garantem níveis elevados de iluminação natural, ao longo de todo o ano.

As habitações T2 Duplex, com áreas entre os 92m2 e os 117m2, dividem-se em dois pisos. No nível 0 fica a zona social da casa – cozinha, sala de estar e sala de jantar – num conceito de plano aberto, que inclui WC de serviço e acesso ao pátio. O piso 1 é reservado para a zona privativa – com dois quartos em suite, ambos com roupeiros embutidos – e a ligação entre os dois pisos é feita por escada interior. Todas as habitações têm pelo menos um pátio, com áreas que variam entre os 8m2 e os 11m2.

Já os apartamentos T1, com áreas de 51m2 e 52m2, situam-se nos pisos 1 e 2 do empreendimento, num corpo construído na zona mais a norte. Ambos possuem duas frentes – Este e Oeste- varanda e os acessos são efetuados através de uma escada exterior. Os quartos estão virados a Este e a zona social – cozinha, sala de estar e sala de jantar-  em plano aberto, a Oeste.

Nuno Cunha, Managing Director da Portaviv, acrescenta: “A Portaviv é uma empresa com sólida e vasta experiência na promoção imobiliária, com investimentos já realizados em diversos países como Portugal, Estados Unidos, Alemanha e Israel. Atualmente, a empresa está a promover diversos projetos em Portugal. Apenas no último ano, foram contratualizados investimentos na ordem dos 20 milhões de euros, que se traduzem na concretização de cinco empreendimentos para a criação de 55 fogos de tipologias que variam entre o T1 e o T3. Para além disso, a empresa continua ativamente a procurar novas oportunidades de investimento, em Portugal”.

Vasco Marques, Broker e CEO da Century21 Grupo Aliados II, salienta: “É com enorme entusiasmo que desenvolvemos esta parceria com a Portaviv para a comercialização deste empreendimento. O The Factory Residences Campanhã foi pensado para dar resposta às necessidades de habitação do Concelho do Porto, tirando partido do legado arquitetónico da cidade e do seu potencial de reconversão. Este empreendimento é perfeito para quem valoriza um estilo de vida cosmopolita e contemporâneo”.

Outra das vantagens do The Factory Residences Campanhã é a sua localização, na Rua de Vera Cruz, perpendicular à Rua de Pinto Bessa, e que liga a Igreja do Bonfim à Estação de Campanhã. O empreendimento está a cerca de 700m do Campo 24 de Agosto, a pouco mais de um quilometro do Jardim de São Lázaro e do Parque de São Roque. Para além disso, a proximidade à Baixa do Porto e às diversas zonas de lazer da cidade contribui para as condições privilegiadas de acessibilidade que empreendimento apresenta, quer para o centro, quer para fora da cidade.


Investimento no futuro e benefícios fiscais

É expectável que o Plano de Urbanização de Campanhã venha a resultar numa profunda transformação daquele espaço urbano, para desenvolver uma nova centralidade na zona oriental do Porto. A autarquia prevê que o território que circunda a Estação de Campanhã se torne irreconhecível, no médio e longo prazo, em virtude da ampla intervenção urbanística, em plano, que integra o desenvolvimento de diversas infraestruturas, nomeadamente, transportes, habitação, cultura, comércio e investimento público.

Tendo em conta que a The Factory Residences Campanhã está inserida numa Área de Reabilitação Urbana, torna-se uma opção ainda mais atrativa de investimento pelo acesso aos benefícios fiscais inerentes às zonas ARU, dos quais se destacam a isenção de IMT – na primeira transmissão do imóvel reabilitado, se este se destinar em exclusivo para habitação própria e permanente, ou arrendamento para habitação própria e permanente – rendimentos prediais taxados a 5%  – rendimentos prediais auferidos por proprietário, sujeito passivo de IRS e residente em Portugal, são tributados à taxa reduzida de 5% após a efetivação das obras de reabilitação – e a isenção de IMI por um período de três anos.

joaobandarra@mixandblend.net'

Deixe um comentário

*