A Câmara de Coimbra aprovou hoje o aumento da sua participação no fundo de investimento de reabilitação urbana Coimbra Viva, que opera na Baixa da cidade, num montante de 2,829 milhões de euros.
O aumento da participação da Câmara de Coimbra no fundo tem como objectivo garantir o avanço da construção de uma residência de estudantes na Baixa da cidade, num projeto já licenciado e com cerca de 2.700 metros quadrados de área de construção, refere a informação dos serviços municipais que sustenta a proposta.
O aumento da participação no Coimbra Viva, um fundo de investimento imobiliário fechado criado em 2011 que actua numa área delimitada da Baixa da cidade, foi aprovado com os votos a favor dos vereadores da coligação Juntos Somos Coimbra (PSD, CDS-PP, Nós,Cidadãos!, PPM, Aliança, RIR e Volt) e abstenções do PS e da CDU.
O fundo Coimbra Viva, que junta entidades privadas e públicas, conta com 27 imóveis em carteira na Baixa da cidade, nove dos quais estão já reabilitados e outros nove licenciados ou em licenciamento, disse à agência Lusa a sociedade gestora.
O fundo, criado em 2011 para actuar numa zona delimitada da Baixa da cidade, tem como participantes institucionais a Câmara de Coimbra e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e é gerido pela sociedade privada FundBox, permitindo também a participação de investidores privados e detentores de imóveis.