logo
Century21 Portugal


O Banco Central Europeu (BCE) anunciou hoje que decidiu aumentar em 75 pontos base as suas três taxas de juro directoras, o segundo aumento consecutivo deste ano e o maior de sempre.

A taxa de juro das principais operações de refinanciamento passa de 0,50% para 1,25%, a taxa aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez de 0,75% para 1,50% e a taxa aplicada à facilidade permanente de depósito de 0% para 0,75%. Esta subida tem efeitos a partir de 14 de Setembro.

“Este passo importante antecipa a transição do nível extremamente acomodatício prevalente das taxas de juro directoras para níveis que assegurarão um regresso atempado da inflação ao objetivo de 2% a médio prazo estabelecido pelo BCE”, refere em comunicado o banco central, divulgado após a reunião do Conselho de Governadores.

Esta subida terá implicações na subida da taxa Euribor e nas prestações ao banco do crédito à habitação.

Com a aplicação deste aumento de forma imediata, damos como exemplo um empréstimo de 150 mil euros a 30 anos e com um spread de 1%, paga actualmente 581 euros de prestação, com o aumento da taxa de juro anunciado pelo BCE a prestação passa para 642 euros mensais, ou seja, mais 61 euros por mês e mais 732 euros por ano.

Para um empréstimo de 250 mil euros no prazo de 30 anos com spread de 1%, paga actualmente  969 euros de prestação, com o aumento da taxa de juro anunciado pelo BCE a prestação passa para 1068 euros mensais, ou seja, mais 99 euros por mês e mais 1188 euros por ano.

joaobandarra@mixandblend.net'

Deixe um comentário

*

captcha *

bce-anuncia-aumento-das-taxas-de-juro-em-0-75-a-maior-subida-de-sempre-blog-century21