logo
Century21 Portugal


Em Janeiro, os preços de venda das casas em Portugal Continental registaram uma variação de 0,9% face a Dezembro de 2023, dando, assim, continuidade ao ciclo de valorizações mensais suaves que predominou na segunda metade do ano passado.

Os dados são apurados pela Confidencial Imobiliário no âmbito do Índice de Preços Residenciais, o qual acompanha a evolução dos preços de transacção de habitação no território continental.

Em termos homólogos, os preços apresentam um crescimento de 12,1% de Janeiro, mantendo os níveis de valorização neste horizonte temporal estáveis em torno dos 12,0%. Relembre-se que em dezembro de 2023, a taxa de variação homóloga foi de 11,8%, coroando um ano marcado pelo abrandamento no ritmo de subida dos preços da habitação. Em resultado desse arrefecimento, a valorização homóloga registada no último mês de 2023 ficou 6,9 pontos percentuais abaixo da observada no final de 2022 (18,7%).

De acordo com os dados do SIR-Sistema de Informação Residencial, as casas foram transacionadas em Portugal Continental por um preço médio de 2.396 euros/m2 em janeiro de 2024, considerando um período acumulado de três meses. Os fogos novos atingiram um valor médio de 3.656 euros/m2 nas transações realizadas nesse período, enquanto nos fogos usados o valor foi de 2.243 euros/m2.

joaobandarra@mixandblend.net'

Deixe um comentário

*