modo escuro modo branco Procurar Menu

2025: Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento

Vistos gold em Portugal
happy traveler waiting for the flight in airport, departure terminal, immigration concept

Os resultados da 72ª edição do Barómetro do Turismo do IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo revelam uma expectativa optimista para o desempenho do turismo nacional em 2025. Os profissionais do sector apontam para um crescimento sustentado nos principais indicadores, mas destacam adicionalmente desafios que exigem respostas estratégicas.

Crescimento em hóspedes, dormidas e proveitos

No que diz respeito ao número de hóspedes, 56% dos membros do painel antecipam para 2025 um crescimento para valores entre 30,1 e 33 milhões. As dormidas apresentam igualmente um cenário promissor, com 78% dos inquiridos a projectarem indicadores entre 75,1 e 81 milhões. Estes resultados advêm não apenas de uma maior procura, mas também uma possível extensão na duração média das estadias. Quanto aos proveitos globais, 80% dos especialistas do IPDT esperam para este ano números entre os 5,6 e 6,5 mil milhões de euros.

Factores positivos para o turismo em 2025

Relativamente aos fatores que terão um impacto mais positivo no desenvolvimento do turismo nacional em 2025, o inquérito do IPDT aponta como os mais relevantes: a melhoria contínua da oferta e dos serviços; a segurança e a estabilidade política e social; as infraestruturas, acessibilidades e a mobilidade aérea; e, por último, as condições económicas e financeiras favoráveis, mencionadas por 36% dos especialistas.

Escassez de recursos humanos qualificados é o maior desafio

Apesar do cenário encorajador e positivo, o sector enfrenta desafios que podem condicionar o seu desenvolvimento em 2025. A escassez de recursos humanos qualificados destaca-se como o principal desafio, referido por 51% dos inquiridos. De entre os demais, o destaque do Barómetro de Turismo do IPDT destaca: o aumento dos preços e a inflação; a recessão económica e a conjuntura internacional; os conflitos internacionais e a instabilidade geopolítica.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *