logo
Century21 Portugal


A Century 21 Portugal, em parceria com a EY Portugal, anuncia a disponibilização de serviços de Análise de Risco de Branqueamento de Capitais e de Financiamento ao Terrorismo (BC-FT) e de Formação na prevenção destes ilícitos, na rede imobiliária da marca, a nível nacional.

Tendo em conta as novas obrigações legais para o sector, a Century 21 Portugal implementou medidas acrescidas de monitorização das transacções imobiliárias efectuadas na sua rede de lojas, para a prevenção do branqueamento de capitais e combate ao financiamento do terrorismo (PBC-CFT).  Estes procedimentos permitem maior rigor, transparência e garantem um aumento de segurança aos consumidores, nos processos de aquisição ou venda de imóveis, em linha com as necessidades inerentes à crescente profissionalização do sector imobiliário, que têm sido defendidas, desde sempre, pela Century 21 Portugal.

Para a implementação destas novas medidas de segurança, a Century 21 Portugal realizou uma parceria com a EY Portugal para disponibilizar um nível superior de apoio a toda a rede de consultores da marca no cumprimentos das novas medidas de compliance definidas para o mercado imobiliário nacional.

Esta parceria resulta da consciencialização da EY Portugal e da Century 21 Portugal sobre a carga administrativa e financeira que o cumprimento das obrigações regulamentares e legais acarreta para as agências imobiliárias, nomeadamente, a afectação de recursos para a análise de risco de contrapartes e operações; o investimento mínimo necessário para cumprimento de deveres -designadamente em interface e soluções tecnológicas-; licenças de listas de beneficiários efectivos e de filtragem, e na análise de risco, bem como da responsabilização associada à incorrecta aplicação dos deveres preventivos e consequências associadas ao seu incumprimento.

Segundo Ricardo Sousa, CEO da Century 21 Portugal, “tendo em conta a imperatividade de aplicação destas medidas no sector imobiliário, a Century 21 Portugal definiu uma estratégia de operação para estes procedimentos com base na implementação de um modelo externalizado na EY Portugal, para as áreas da Análise de Risco de BC-FT e da Formação em PBC-CFT, que está integrado no sistema de CRM da Century 21 Portugal e sincronizado, em automatismo,  com o back office da  EY. Desta forma, as agências da rede imobiliária contam com um parceiro especializado na gestão destas questões de compliance, para que os consultores imobiliários se possam focar no apoio a quem procura realizar uma transacção imobiliária, de forma mais eficiente”.

A externalização desta análise de risco de BC-FT possibilita duas vantagens imediatas. Por um lado, permite à Century 21 Portugal transformar um custo fixo num custo variável, por transacção; por outro,  garante à área Jurídica da Century 21 Portugal mais tempo para se focar em operações realmente suspeitas, que sejam necessárias comunicar à Unidade de Informação Financeira da Polícia Judiciária (UIF-PJ) e ao Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).

“Por outro lado, centralizar esta análise numa entidade externa, capacitada e com recursos dedicados permite minimizar o risco de incumprimento, de uma forma consistente, bem como minimizar o risco reputacional, que esta situação pode acarretar para a organização, caso se veja envolvida numa situação desta natureza”, esclarece Pedro Subtil, EY Forensic Advisory Services Lead Partner.

“O modelo desenhado pela EY para a Century 21 Portugal permite às diversas agências darem resposta aos procedimentos de diligência e de análise de risco das operações imobiliárias e respetivos intervenientes, de modo a poderem tomar a decisão adequada, bem como capacitar os quadros da rede imobiliária para identificarem e gerirem potenciais situações de BC-FT”, conclui Miguel Trindade Rocha, EY Forensic Advisory Services Executive Director.

Nos termos da Lei n.º 83/2017, de 18 de Agosto, e do Regulamento n.º 276/2019 -Regulamento PBC-CFT do Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC)- as entidades que exercem actividades imobiliárias encontram-se sujeitas, entre outros, aos deveres de identificação e diligência, designadamente à identificação de beneficiários efectivos, de pessoas politicamente expostas e de sancionados, bem como à determinação da adequação do grau de risco, ao exame da operação, e à formação adequada dos seus colaboradores.

No âmbito desta parceria, os serviços criados para as áreas de PBC-CFT já estão plenamente implementados em todas lojas da rede Century 21, em Portugal. Para além disso, as duas entidades têm perspectivas de expandir a abrangência destes serviços para o mercado espanhol,  a curto prazo.

joaobandarra@mixandblend.net'

Deixe um comentário

*