logo
Century21 Portugal


A subida dos preços das casas no Centro Histórico do Porto voltou a acelerar no 1º semestre de 2018, quer em termos homólogos quer em termos semestrais.

De acordo com o Índice de Preços produzido pela Confidencial Imobiliário para este território, os preços das casas no Centro Histórico subiram 14,6% relativamente ao mesmo período do ano passado, registando uma intensificação face ao ritmo homólogo de 10,3% que se tinha observado no semestre anterior. Esta é aliás a subida homóloga mais elevada dos últimos dois anos e meio. Em termos semestrais, a subida foi de 8,0%, igualmente em aceleração face às taxas de variação registadas nos dois últimos semestres (entre 4% e 6%).

A valorização dos imóveis do Centro Histórico do Porto acontece desde o 2º semestre de 2011, com sucessivas subidas homólogas e semestrais, de tal forma que, neste período de 7 anos, a valorização acumulada do território se situa em 146%. Entre 2009 (ano base do Índice) e início de 2011, os preços dos imóveis neste território observarem um percurso de contracção, com descidas máximas de -5%.

Apesar da aceleração registada no semestre, o ritmo de valorização do Centro Histórico é já há dois anos mais lento do que o registado para o total da cidade. Na verdade, o Índice de Preços Residenciais (IPR) apurado pela Ci para o concelho do Porto apresentou uma subida homóloga de 24% no 2º trimestre de 2018, numa forte aceleração face aos 11,4% registados no final de 2017. O final 1º semestre de 2016 foi a última vez que os preços das casas no Porto subiram abaixo do Centro Histórico. Ainda assim, e estando agora a cidade do Porto em forte ritmo de valorização, os preços residenciais no concelho ainda não recuperam face ao período pré-crise (em 2007), do qual se mantêm 1,4% abaixo. Da mesma forma, os preços do Centro Histórico continuam cerca de 97% acima dos registados no total da cidade (no final do 1º semestre de 2018).

joaobandarra@mixandblend.net'

Deixe um comentário

*