logo
Century21 Portugal


Panoramic of Lisbon from the hill

No primeiro semestre deste ano, os preços das casas no Centro Histórico de Lisboa atingiram máximos de 10 anos e estão já 68% acima do patamar de 2008. Face ao ponto mínimo de mercado, registado no 1º semestre de 2013, os preços mais do que duplicaram (+106%).

Apesar destes valores, os dados apurados pela Confidencial Imobiliário (Ci) no âmbito do Índice de Preços do Centro Histórico de Lisboa, que cobre as freguesias da Misericórdia, Santa Maria Maior e São Vicente, mostra que os preços das casas no Centro Histórico de Lisboa mantiveram-se inalterados face ao semestre anterior, registando uma variação residual de apenas 0,1%.

Esta valorização semestral representa uma desaceleração face aos 5,9% de subida observados no semestre anterior, sendo a segunda contração consecutiva deste indicador. Já no segundo semestre de 2017 a tendência tinha sido de acentuado abrandamento, com a taxa de variação semestral então registada a cair para menos de metade (em cerca de 8,5 pontos percentuais) face aos 14,4% observados na primeira metade desse ano. Este abrandamento dos dois últimos semestres faz com que a taxa de variação homóloga se tenha reduzido de forma visível, terminando o primeiro semestre de 2018 nos 6,0%, após ter atingido os 21,1% no semestre anterior.

O Índice de Preços Residenciais (IPR) apurado pela Ci para o concelho de Lisboa apresenta uma trajectória de crescimento desde meados de 2013 e uma intensificação da subida desde o final de 2015, resultando em valorizações homólogas acima dos 20% há 9 trimestres consecutivos. No 2º trimestre de 2018, os preços residenciais em Lisboa subiram 4,9% em termos trimestrais e 21,5% em termos homólogos, estando actualmente 58% acima de 2007, nível pré-crise, e mais que duplicando de valor face ao 2013.

joaobandarra@mixandblend.net'

Deixe um comentário

*