logo
Century21 Portugal


No 3º trimestre de 2018, o preço de venda das casas no Algarve subiu 13%, em termos homólogos, evoluindo abaixo dos 15,6% registados na média nacional no mesmo período, de acordo com o Índice de Preços Residenciais (IPR) da Confidencial Imobiliário. Este indicador monitoriza a evolução dos preços de venda da habitação em todo o país, sendo a mais longa série sobre imobiliário em Portugal.

Este é o terceiro trimestre consecutivo em que o IPR para o Algarve revela uma performance homóloga abaixo da registada para o total do país. No 4º trimestre de 2017, os preços da habitação subiam 17,6% na região, comparando então com os 12,8% observados para o mercado nacional. Embora mantendo-se em terreno claramente positivo, a subida dos preços residenciais no Algarve vem exibindo, deste então, um comportamento mais errante, alternando entre abrandamentos e acelerações, que resultou na perda acumulada de 4,5 pontos percentuais (pp) entre o final de 2017 e o 3º trimestre de 2018. A nível nacional, no mesmo período, o percurso de subida consistente permitiu ao índice acelerar em 2,8 pp e manter uma evolução homóloga posicionada acima do mercado regional.

“A exposição do mercado residencial algarvio ao turismo (maior e mais prolongada que a registada em Lisboa ou Porto), com predominância dos compradores britânicos entre o público internacional, pode explicar este comportamento um pouco mais volátil, dado que este é um mercado em que os preços tendem a responder a racionais de investimento e turismo, ao invés de a factores estritos relacionados com a procura de habitação pelas famílias”, comenta Ricardo Guimarães, director da Confidencial Imobiliário.

Albufeira, Loulé e Tavira, os concelhos algarvios onde os preços mais sobem…

No período em análise, Albufeira, Loulé e Tavira registavam as valorizações homólogas mais intensas (de 17%, 16,1% e 15,1%, respectivamente) da região. Já Portimão, que é o mercado com maior dinâmica de vendas a nível regional, registou no trimestre em análise uma subida homóloga de 11,6%. A par deste concelho, Faro (11,8%), Silves (7%) e Lagos (5,3%) são os outros três mercados cujos preços sobem menos que a média regional. Os restantes nove mercados da região valorizaram acima da média apurada para o total do Algarve, apresentando no trimestre uma subida homóloga de 14,5%.

joaobandarra@mixandblend.net'

Deixe um comentário

*