logo
Century21 Portugal


Portugal está no TOP 10 mundial como país friendly, visto que sabe receber bem os estrangeiros que moram no nosso país.

No estudo lançado pela InterNations – a maior comunidade de expatriados do mundo, com mais de 3,4 milhões de membros em 420 comunidades -, Expat Insider sobre os melhores e piores países para fazer amigos. Portugal ocupa o 10º lugar em 68 países, atrás apenas do México, Bahrein, Sérvia, Costa Rica, Equador, Uganda, Colômbia, Taiwan e Israel.

A pesquisa revelou ainda que os expatriados em nove dos dez principais países também estão mais felizes com suas vidas em geral em comparação com expatriados globalmente.

Por outro lado, os expatriados acham mais difícil fazer amigos – e também são mais infelizes – na Estónia, Finlândia, Noruega, Alemanha, Arábia Saudita, Suíça, Dinamarca, Suécia e Kuwait.

De acordo com o relatório, encontrar amigos é muitas vezes um grande desafio para as pessoas que se deslocam para o estrangeiro: apenas 57% dos expatriados em todo o mundo acham fácil fazer novos amigos no estrangeiro, e uma parcela ainda menor de 45% dizem que é fácil fazer amizade com pessoas locais no seu novo país de residência. Essas descobertas fazem parte da mais recente pesquisa da InterNations e um dos mais extensos estudos sobre vida e trabalho.

Como os estrangeiros analisam o país que os recebe: Portugal

• 75% acham fácil fazer novos amigos

• 64% acham fácil fazer amigos locais

• 89% estão felizes com a vida em geral

Portugal ocupa o décimo lugar em termos de encontrar amigos na última pesquisa do Expat Insider. Perto de dois terços dos expatriados (64%) acham fácil fazer amigos locais no país (contra 45% globalmente), e 75% dizem que fazer novos amigos em geral é fácil também (contra 57% globalmente).

“Os portugueses são incrivelmente simpáticos e acolhedores”, compartilha um expatriado do Reino Unido. “É muito fácil se adaptar à vida aqui.” De fato, 82% dos expatriados se sentem em casa na cultura portuguesa, que é 22 pontos percentuais acima da média global (60%). Pode parecer que os portugueses parecem ser extremamente receptivos aos expatriados: cerca de nove em cada dez inquiridos (87%) consideram que a atitude face aos estrangeiros é amistosa (contra 66% a nível mundial), com mais de metade (52%) afirmando que atitude local não poderia ser mais amigável (contra 28% globalmente).

joaobandarra@mixandblend.net'

Deixe um comentário

*