logo
Century21 Portugal


No segundo semestre de 2019, montante investido em imobiliário nas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) da Baixa e Centro Histórico do Porto atingiu os 103,2 milhões de euros, recuando 27% face ao 1º semestre do ano, que tinha alcançado os 141,7 milhões de euros.

Os dados são apurados no âmbito do SIR-Reabilitação Urbana, sistema estatístico gerido pela Confidencial Imobiliário que cobre o território delimitado pelas nove ARUs em vigor na cidade do Porto. A Baixa e Centro Histórico atraíram um montante agregado de 244,9 milhões de euros em 2019, sendo responsáveis por 56% de todo o investimento imobiliário contabilizado no território coberto pelas nove ARUs do Porto, o qual ascendeu a 433,6 milhões de euros.

“Esta travagem no investimento dá-se no período em que entrou em discussão o regime de Alojamento Local para a cidade, suspendendo o registo de novos alojamentos, e que afectou, sobretudo, estas duas ARUs. Tendo em conta a forte correlação do mercado imobiliário com este tipo de uso nestes territórios de forte vocação turística, não surpreende que tais medidas tenham tido um efeito imediato na atracção de investimento”, comenta Ricardo Guimarães, director da Confidencial Imobiliário.

joaobandarra@mixandblend.net'

Deixe um comentário

*