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Não há dúvida que o mercado está a mudar. Contudo, fazer previsões sobre o futuro é um exercício arriscado, mas mesmo assim avanço algumas ideias sobre este assunto e, inclusivamente, algumas certezas sobre o que possivelmente iremos enfrentar nos próximos anos. Existem muitos cenários possíveis para os amantes da futurologia, entre os quais encontramos aqueles que acreditam que nada vai mudar significativamente, e os que acreditam que vamos testemunhar mudanças drásticas na mediação imobiliária.

Actualmente, e com a popularidade das “proptech”, ou imobiliárias digitais – empresas que usam a tecnologia para tornar as transações imobiliárias mais simples e eficientes – há quem acredite ser inevitável a desintermediação imobiliária. Porém, não acho que seja assim tão simples.

No futuro, surgem três pilares estruturais que irão provocar mudanças significativas:

Em primeiro lugar, a procura e a promoção de imóveis. Este é o primeiro aspecto que já mudou, mas que continuará a ser influenciado pelos novos hábitos dos consumidores e pela evolução da tecnologia -visitas virtuais, decoração virtual, fotos tridimensionais, redes sociais, tecnologia móvel, vídeos, aplicativos de mensagens instantâneas, drones…O desenvolvimento destas tecnologias está a transformar a forma como os clientes procuram imóveis online. Já não é suficiente fazer publicidade aos imóveis nos sites e portais imobiliários. Hoje em dia temos que nos adaptar às novas tecnologias e investir de forma cada vez mais inteligente no plano de marketing do imóvel.

Como segundo pilar, gostaria de destacar como a tecnologia vai transformar a forma como vamos gerir a transação e o fecho das operações. A automatização dos processos de transação, com os avanços da tecnologia blockchain, uma base de dados que guarda um registo de transações permanente e à prova de violação, que facilita as transações on-line seguras. A utilização de assinaturas digitais, permitindo ao destinatário de uma mensagem com um documento assinado, digitalmente, identificar a entidade que originou a mensagem e, além disso, receber informações sobre onde poderá solicitar e receber a aprovação de um credito habitação, através do telemóvel, sem ter de entrar em contacto fisicamente com o banco. Tudo isto transformará a forma como vamos completar as transações imobiliárias, criando uma melhor experiência para o consumidor, através de um processo mais rápido e transparente. Estas tecnologias devem ser utilizadas pelos consultores imobiliários, para acrescentar valor aos clientes e ganhar eficiência no processo.

Finalmente, analisamos o papel do consultor imobiliário. O seu papel no processo precisa necessariamente de evoluir, porque a tecnologia mudará radicalmente o mercado e as nossas vidas, visando um objetivo claro: simplificá-la. Nesta nova realidade, o factor humano será a grande vantagem competitiva. O consumidor mudou e o mercado também. O consultor imobiliário que se limita, apenas, a mostrar casas e a fazer publicidade em portais imobiliários já não tem lugar no mercado actual. O cliente é cada vez mais exigente e existe tecnologia para substituir este tipo de consultor imobiliário. Actualmente, o Cliente espera ser aconselhado, informado, tranquilizado e assessorado a qualquer momento.

Se houver relação, tudo é possível. Este é o princípio básico, a orientação para o cliente, usando a tecnologia como um potenciador da comunicação com o mesmo e com o mercado.

Os últimos dados publicados pela NAR confirmam esta análise. O número de proprietários que trabalham com um consultor imobiliário encontra-se em máximos históricos. O cliente valoriza o consultor imobiliário que acrescenta valor real. O consultor imobiliário que investe na sua formação profissional, para estar atualizado, e num plano de marketing de imóvel assertivo, que constrói relacionamentos fortes com o seu círculo de influência pessoal e a comunidade local, sempre será valorizado e até fundamental na cadeia de valor do sector imobiliário.

Os consumidores contam sempre com as relações pessoais e as recomendações para selecionar o seu consultor imobiliário. Na verdade, os estudos mostram igualmente que o consumidor está confortável com a comissão paga a um consultor imobiliário de confiança que lhe acrescenta valor.

Os avanços na tecnologia imobiliária irão melhorar a capacidade dos consultores imobiliários para apoiar os clientes a interpretar a informação e estatísticas disponíveis e a completar, mais rapidamente, a transação imobiliária. Com as novas tecnologias, os consultores imobiliários poderão desempenhar as suas funções de forma mais eficiente e serão mais valorizados por parte do consumidor.

As soluções tecnológicas que alavancam o talento e o factor humano são a forma mais adequada de criar valor, por oposição às tentativas de eliminar completamente o consultor imobiliário. No sector imobiliário, bem como noutros sectores, a tecnologia continuará a complementar o consultor imobiliário e proporcionará aos consumidores experiências mais ricas e mais significativas.

A verdade, e citando Peter Drucker, é que “a única coisa que sabemos sobre o futuro é que será diferente, e a melhor maneira de o prever é criá-lo”. No futuro, vamos continuar a contar com o consultor imobiliário, um profissional que nos aconselha num momento tão importante das nossas vidas como é o de comprar e vender uma casa.

 

 

Ricardo Sousa

CEO, CENTURY 21 Portugal | Espanha

Publicado na Revista CRS

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