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Franchising

A Associação Portuguesa de Franchising (APF) nasceu em 1988, pela vontade de um grupo de empresários que acreditavam na importância do Franchising para a expansão e criação de PME’s, enquanto polo dinamizador do crescimento económico em Portugal.

Atualmente a APF está focada em três pilar estratégicos:

– A promoção do Franchising como estratégia de negócio para empreendedores e empresários portugueses;
– A credibilização do Franchising, através da Certificação de Serviço em Franchising, para conceder ao mercado uma garantia de que as marcas certificadas adotam boas práticas de franchising, em consonância com o Código Europeu de Deontologia e com alguns dos princípios que regem as demais certificações de qualidade do sector. A certificação regulamenta as “boas práticas do franchising” através da garantia, entre outras, da formação dos colaboradores e franchisados, da existência de documentos que provem a viabilidade económica do negócio e da metodologia para gerir reclamações de clientes e franchisados;
– A internacionalização das marcas portuguesas, em regime de Franchising.

O Franchising em Portugal tem demonstrado uma forte consistência no seu crescimento, tanto em número de marcas, em unidades franqueadas, como pelo seu peso na economia portuguesa e criação de emprego. Os segmentos de maior crescimento nas marcas em modelo de Franchising, em Portugal nos últimos anos, são os serviços, seguido do comércio e restauração.

A verdade é que Portugal, pela sua localização geográfica e cultura, tem sido e é uma excelente plataforma para as marcas que pretendem entrar na Europa e mesmo na América do Sul. O facto de ser um país relativamente pequeno, que claramente apresenta uma cultura de marca, permite que muitas marcas internacionais e portuguesas, testem os seus modelos com um baixo investimento inicial e risco controlado e avancem para outros mercados europeus e também para mercados da América do Sul.

Um exemplo a destacar é o das marcas espanholas. Portugal é o País do mundo que mais marcas espanholas acolhe. Por um lado, pelos factores já referidos. Por outro lado, a proximidade geográfica fazem do nosso País a opção lógica para as marcas espanholas iniciarem a sua expansão internacional.

Em Portugal o Franchising como estratégia de negócio para distribuição de produtos e serviços conquistou um espaço de destaque, pelo volume negócio gerado e pelo índice de satisfação dos franchisados. Um estudo recente da universidade portuguesa IPAM intitulado ” Estudo do Perfil e Satisfação do Franchisado em Portugal” demonstra uma excelente caracterização do Franchising em Portugal, do qual destaco três conclusões:

– Quando os empresários nacionais foram questionados sobre o grau de satisfação com o seu negócio, verificou-se um aumento de 83,5% nos critérios Completamente Satisfeito/Muito Satisfeito/Satisfeito em 2013, em comparação com os 68%, registados em 1999.
– Cerca de 74,3% dos inquiridos afirma que voltaria a abrir o mesmo negócio
– Para 48,8% dos franchisados o principal fator de sucesso do Franchising é o “prestígio da marca”.

Comparativamente com outros países, nomeadamente Espanha, Portugal é um País em que as marcas internacionais apresentam excelentes níveis de aceitação e de taxas de sucesso. Este facto tem sido determinante para a proliferação de boas práticas no Franchising português, beneficiando do know how consolidado de marcas que, há muitos anos, têm o seu modelo de negócio testado, bem como as suas práticas de expansão e gestão de rede de Franchising. Como consequência ganham os clientes finais, os franchisados e também as marcas nacionais.

O sistema de franchising é uma oportunidade mais sólida de investimento do que os negócios tradicionais, dado que os empreendedores podem contar com as estruturas de apoio das grandes empresas – formação, metodologias de operação, marketing, comunicação, serviços jurídicos, recursos humanos e instrumentos de gestão – que lhes são disponibilizadas pela marca franchisadora, e que constituem factores críticos de sucesso para quem pretende iniciar um novo negócio.

Em fases de contra ciclo económico, o franchising revela-se uma excelente opção para quem procura investir e garantir o seu próprio emprego, e torna-se ainda um factor gerador de empregabilidade local. O empreendedorismo é uma característica natural dos portugueses, que podem encontrar neste modelo empresarial oportunidades de criar negócios inovadores, para operar a nível nacional e internacional, funcionando como um polo gerador de actividade económica.

Ao longo dos anos temos constatado notáveis exemplos de marcas nacionais a competir nos cenários internacionais, que hoje são excelentes exemplos da força do empreendedorismo nacional. O Franchising em Portugal tem provado ser uma estratégia de negócio sólida e pode ser já considerado um caso de sucesso, a nível global.

Ricardo Sousa
Vice-presidente da Associação Portuguesa de Franchising – http://www.apf.org.pt 
Sócio fundador da Century 21 Portugal e Espanha – http://century21.pt

rsousa@c21iberia.com'
Fundador de la #franquicia #inmobiliaria @C21Spain y @C21Portugal Entrepreneur who was born in Santarém in 1979 and who has always loved everything that has to do with engines, cars and competition. He has been a federated karting and motorsport member since the age of 15. It was in motor sports that he had his first experience in management and it was here that he began to feel a fascination for entrepreneurship: when only 17 he faced the challenge of managing his racing team and undertook responsibility for all the steps necessary to obtain sponsorship, mange the budget, set budget priorities and hire support resources. He was never a champion in this sport, but several he won domestic and foreign prizes, and participated in international competitions a number of times. However, he always had the ambition to have his own company. This was following a career in the automobile, new technologies and real estate sectors. As a Realtor he identified the opportunity to represent the prestigious brand Century 21 in Portugal. That was at the end of 2004 and so 21 Century Portugal was born. Recognition of the work carried out at a time when the economy was undergoing a corrective phase was the invitation for the Portuguese team to head the entry into the Spanish market and take on the same role in Spain in 2010. The year of 2010 was also when he was elected Vice-President of the Portuguese Franchising Association. His desire to start his own project and be able to contribute to the professionalization of the real estate sector in the Iberian market provide the personal motivation to lead this project.

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