logo
Century21 Portugal


O novo simulador online da ADENE – Agência para a Energia pretende apoiar os cidadãos na identificação de medidas de eficiência energética que permitam reduzir os custos e consumos de energia na habitação particular.

Com este simulador, a ADENE pretende informar e disponibilizar ferramentas ao cidadão sobre a eficiência energética, através da determinação da classe energética da sua habitação, bem como dos principais indicadores referentes aos consumos energéticos – aquecimento, arrefecimento e produção de águas quentes sanitárias. Esta ferramenta permite identificar medidas de melhoria de eficiência energética, de acordo com as características da habitação, que potenciem uma redução dos consumos energéticos.

No CasA+ pode-se encontrar três simuladores que nos permitirão conhecer de forma mais profunda a eficiência energética da nossa casa garantindo melhor conforto e saúde. São eles:

  • Simulador Habitação: onde é possível descobrir quanto pode poupar ao aplicar medidas de melhoria na habitação, através de dicas específicas que cada utilizador pode reproduzir na sua casa;
  • Simulador Eletrodomésticos: pretende apoiar o consumidor na tomada de decisão de aquisição de eletrodomésticos mais eficientes;
  • Simulador Iluminação: com dicas sobre a aquisição de iluminação mais eficiente, como a adoção de iluminação mais eficiente do tipo LED.

Este simulador pode ser experimentado através do microsite da Campanha Certificar é Valorizar ( www.certificarevalorizar.pt)

Para Manuel Bóia, administrador da ADENE, “com esta solução queremos ajudar os portugueses a melhorar a sua habitação, e melhorar o seu estilo de vida, tanto ao nível de conforto e saúde, como ao nível de poupança. Queremos aproximar-nos do consumidor, esclarecer dúvidas e quebrar os mitos mais comuns que as pessoas têm quando pensam em investir em equipamentos mais eficientes. Um pequeno esforço pode fazer toda a diferença no conforto, na saúde e na economia, ou seja, na valorização das nossas casas”.

O “simulador CasA+” insere-se dentro da campanha “Certificar é Valorizar”, a campanha nacional da ADENE – Agência para a Energia- lançada no passado mês de Abril, e que pretende sensibilizar os portugueses para a promoção da Eficiência Energética na Habitação Particular. “Esta ferramenta não pretende substituir o trabalho aprofundado de um perito qualificado, mas sensibilizar o consumidor com base em médias estatísticas para o potencial e a dinâmica de melhorias de eficiência energética na habitação particular. Os resultados obtidos podem divergir, em termos médios, em até mais ou menos uma classe energética, quando comparados com um processo de certificação energética personalizado”, revela a ADENE.

Esta campanha de Sensibilização e Promoção da Eficiência Energética na Habitação Particular é cofinanciada pelo PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade para a Eficiência no Uso dos Recursos, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.

joaobandarra@mixandblend.net'

Deixe um comentário

*