logo
Century21 Portugal


Várias entidades europeias vão incentivar a concessão de crédito habitação para a aquisição de imóveis com elevada eficiência energética ou para remodelações de imóveis que gerem poupança de energia.

 

A Energy Efficient Mortgages Initiative congrega 37 entidades bancárias e financeiras europeias e a UCI, instituição financeira especialista na concessão de crédito à habitação através de profissionais do sector imobiliário que actua em Portugal, é uma das entidades que vai testar este produto no nosso país.

Em que consiste este crédito verde? Ele poderá resultar em condições de financiamento mais favoráveis para este tipo de imóveis e de remodelações, procurando responder ao Plano de Acção em matéria de financiamento sustentável com que a Comissão Europeia recentemente se comprometeu, com o objectivo de investigar a viabilidade da incorporação de critérios de sustentabilidade no mercado financeiro europeu.

Além da Comissão Europeia, este projecto conta também com o apoio do Banco Europeu de Investimento, o Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento, o Banco Mundial, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a Corporação Financeira Internacional. A fase piloto irá decorrer durante os próximos dois anos, período no qual será analisado ao detalhe o impacto da eficiência energética para a valorização do imóvel e a mitigação do risco de crédito.

joaobandarra@mixandblend.net'

Deixe um comentário

*