logo
Century21 Portugal


As casas continuaram a valorizar em junho e o valor médio de avaliação bancária realizada no âmbito da concessão de crédito à habitação, fixou-se em 1 112 euros/m2 em Junho, mais 0,1% do que mês anterior e mais 4,4% em relação ao período homólogo.

Segundo os dados divulgados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística, esta subida foi determinada pelo aumento de 0,6% do valor da avaliação bancária das moradias (0,5% no mês anterior). O valor dos apartamentos registou uma descida de 0,3%. A nível regional, as casas continuaram a valorizar e as maiores valorizações registaram-se no Norte (0,5%) e no Algarve (0,4%).

A maior descida verificou-se na Região Autónoma da Madeira (-1,1%).

Valorizacao imobiliaria

 

Crescimento no período homólogo de junho

Em comparação com o período homólogo, o valor médio de avaliação no total do País registou um crescimento de 4,4% em junho (variação de 4,8% no mês anterior). No mês em análise, as variações mais significativas observaram-se no Algarve (8,0%), Alentejo (5,4%) e Norte (5,3%), tendo a Região Autónoma da Madeira apresentado o menor crescimento (1,9%).

O valor médio de avaliação bancária dos apartamentos situou-se em 1 158 euros/m2, três euros inferior ao valor do mês anterior. Quando comparado com o período homólogo, o valor médio aumentou 4,8%.

Nas moradias, o valor médio para o total do país, fixou-se em 1 035 euros/m2 em Junho, valor 6 euros/m2 (0,6%) superior ao observado em Maio. Em termos homólogos, o valor médio aumentou 4,3%.

Em junho, o Algarve, a Área Metropolitana de Lisboa, a Região Autónoma da Madeira e o Alentejo Litoral apresentaram valores de avaliação bancária superiores à média nacional. Os valores de avaliação no Algarve e na Área Metropolitana de Lisboa valorizaram, respetivamente, 26% e 21% superiores ao registado para a totalidade do País. No mês em análise, as regiões da Beira Baixa, Médio Tejo, Terras de Trás-os-Montes e Beiras e Serra da Estrela foram aquelas que, face ao total, apresentaram o valor mais baixo (-28% em relação à média).

 

joaobandarra@mixandblend.net'

Deixe um comentário

*